1) Evite andar com o motor em alta rotação. Consulte o manual do proprietário para verificar qual é o regime que o torque (força) máximo é atingido.
2) Manter o motor bem regulado, com a manutenção em dia e com os filtros de ar e combustível dentro do prazo de utilização recomendado pelo fabricante.
3) Não andar com o ar-condicionado ligado em dias frios, evitando o desperdício de combustível.
4) Não levar peso desnecessário no porta-malas, pois exige mais esforço do motor e também aumenta o consumo.
5) Manter pneus calibrados. As pressões corretas estão impressas numa etiqueta atrás da portinhola do bocal de reabastecimento ou na parte interna da tampa do porta-luvas e no manual do proprietário.
6) Manter os vidros fechados e não exagerar na altura da carga colocada no bagageiro contribui para economia de combustível, pois evita interferências na aerodinâmica do carro.
7) Não encher o tanque de combustível até a boca. Nos carros atuais, parte desse combustível acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio. Lembre-se: o nível correto do tanque é quando o combustível atinge o bico da bomba e o frentista percebe isso quando o gatilho da mangueira desarma automaticamente.
8) Não rodar com o tanque na reserva. Além de contribuir para a evaporação do combustível, faz com que os resíduos que ficam no fundo do tanque sejam sugados para dentro do motor, entupindo os bicos injetores.