Siga as indicações do manual do proprietário, nele você encontra dois prazos: um para condições normais e outro para condições severas. Cuidado, porém, com essas indicações. “Normal”, no entender da maioria das montadoras, é trafegar por vias livres de congestionamentos, com o motor trabalhando na temperatura ideal na maior parte do tempo. “Condição severa”, por outro lado, tanto pode significar rodar transportando a carga máxima quanto dirigir habitualmente por trechos curtos, inferiores a 8 quilômetros, sem que o óleo atinja a temperatura ideal de funcionamento.
Substituindo o filtro de óleo
O intervalo para troca do filtro está determinado no manual do proprietário e pode variar de acordo com a utilização do veículo. O filtro de óleo deve ser substituído já na primeira troca de óleo, pois este estará com um tipo de pó de aço (limalha) proveniente do motor novo.
Não estenda o prazo!
Não deixe de trocar todo o óleo do motor no prazo recomendado pela montadora. Saiba que, ao completar o nível, o óleo antigo continua no interior do motor, assim como as impurezas, contaminando o novo lubrificante.